Pena de Morte

Primeiramente, Feliz Pascoa a todos vocês ^^, espero que tenham aproveitado e comido muito chocolate xD que nem eu.

bem, voltei da semana santa, que semana santa boa hein!?! pelo menos pra mim foi. então, atendendo a pedidos do comentário da Carol no meu post passado, eu vou falar sobre a Pena de morte.

O senso comum brasileiro (ou seja, a maioria do povo brasileiro) é contra tal medida... e não é por ser do contra, mas eu sou a favor... porém existe um problema: em um país como o Brasil, essa medida seria aplicada nas pessoas erradas e da forma errada, viraria baderna como todo o resto.

Raciocinando um pouco, todos deveriam ser a favor da pena de morte em alguns casos. como por exemplo quando é um caso de um homicídio triplamente qualificado, no qual a pessoa que morreu não tinha como se defender. ou então qualquer homicídio, em que não fosse por motivo de defesa. porque, nesses casos, o assassino tirou a vida de alguém, e essa pessoa jamais vai ter outra chance de voltar a viver ou outra chance para consertar tudo... afinal... está morta, porém o assassino (se for pegue e julgado culpado) no máximo passará um tempo na cadeia, e quando sair, tem outra chance de recomeçar a vida (apesar de muitos não aproveitarem essa chance, e quando saem matam outros).

A pena de morte é SIM algo que seria bom se aplicada de forma correta nos casos corretos, mas com as leis do nosso país e a "justiça" sendo algo que não serve para quase nada, ia ter muito neguinho morrendo injustamente sem ser culpado..

mas por outro lado, a mídia ia tirar proveito disso como notícia e iria passar uma semana inteira anunciando, quando fosse a primeira condenação a pena capital.. coisa que os politicos achariam bom, pois iria desviar a atenção do povo para outra coisa, enquanto eles roubam. (foi o que houve com o caso citado no post abaixo).

Resumindo:
A pena de morte seria uma medida boa, seguindo o principio de "olho por olho, dente por dente", segundo o qual, quem matou tem que morrer. porém cada caso é um caso diferente, e tal pena só devia ser aplicada no caso de ser COMPLETAMENTE COMPROVADO que o assassino é quem está sendo julgado culpado (caso por exemplo do assassinato do cartunista glauco e seu filho). porém como sempre no brasil, as coisas sairiam do controle e muitas pessoas inocentes iriam morrer.

2 comentários:

Unknown disse...

Esse caso é meio complexo, pois imagina um assassino, tirou a vida de alguém, ele merece ser punido, mas porque não merecer uma chance de se arrepender pelo que fez? E se ele se arrependesse, e se ele futuramente pudesse contribuir para a sociedade?

Penso que todas as pessoas têm direito a vida, mesmo que tire a vida de outra, essa pessoa deveria passar por um período de recuperação, o que as prisões deveriam ser, mas não são.

Do que adianta ter pena de morte, se a prisão não está realizando um dos principais objetivos, que é colocar os indivídios detentos de volta a sociedade sãos e aptos para trabalhar. Logo a pena de morte seria uma espécie de desculpa. Sendo que aquelas pessoas detentas poderiam sair da prisão mais produtivos etc etc etc...

Infelizmente temo que isso não passe de uma ilusão.

Élder Vidal disse...

Gostei muito do seu post, você desconstruiu o senso comum.

Abraços,
Élder Vidal